sexta-feira, 23 de março de 2012

INOVANDO NA SALA DE AULA

            Segundo o Mestre Paulo Freire, entre educador e educandos não há mais uma relação de verticalidade, em que um é o sujeito e o outro objeto. Nesse sentido a pedagogia é dialógica, pois ambos são sujeitos do ato cognoscente. É o “aprender ensinando e o ensinar aprendendo”. O diálogo pedagógico, segundo Paulo Freire, exige um pensar verdadeiro, um pensar crítico, em que a relação entre homens e mundo deve ser vista como uma contínua interação proporcionando a transformação.
             Portanto, a prática pedagógica passa a ser uma ação política de troca de concretudes e de transformação.
             Nesse sentido os proessores da EJA da Escola João Ribeiro caminham no trilho apontado pelo Mestre Freire, a exemplo da professoa de Língua Espanhola, Cláudia Paula, trouxe para a sala de aula duas profissionais da área de saúde que moraram em Havana e La Paz cidades que falam espanhol.
              A médica Joelza (Havana) e Ondotóloga Ivaneide (La Paz) trocaram experiências com os alunos e apontaram a variações linguísticas existentes nas duas cidades.








Nenhum comentário:

Postar um comentário